1. O que fazer para que o câmbio automático dure mais?
Recomendamos a verificação no nível e condição do óleo periodicamente, e o reparo imediato de quaisquer problemas e vazamentos. A inspeção do câmbio automático deve ser feito em bases regulares e niveladas. Consulte o manual da montadora ou verifique com um técnico especializado quais os óleos mais apropriados para cada sistema.
Recomendamos a verificação no nível e condição do óleo periodicamente, e o reparo imediato de quaisquer problemas e vazamentos. A inspeção do câmbio automático deve ser feito em bases regulares e niveladas. Consulte o manual da montadora ou verifique com um técnico especializado quais os óleos mais apropriados para cada sistema.
2. Com qual frequência se deve realizar a revisão do sistema do câmbio automático?
Os intervalos normais de serviço variam dependendo do uso do veículo e da temperatura de trabalho do câmbio. Quando você verifica o óleo periodicamente, note seu cheiro. Você perceberá um cheirinho de queimado bem antes dele começar a mudar de cor. E quando você notar um cheiro muito forte de queimado, troque o óleo do câmbio. A quilometragem desde a última manutenção até a atual se tornará seu período de manutenção padrão. Também, se houver uma quantidade muito grande de bolhas de ar no óleo, percebidas na vareta, é tempo de trocar o fluido.
Os intervalos normais de serviço variam dependendo do uso do veículo e da temperatura de trabalho do câmbio. Quando você verifica o óleo periodicamente, note seu cheiro. Você perceberá um cheirinho de queimado bem antes dele começar a mudar de cor. E quando você notar um cheiro muito forte de queimado, troque o óleo do câmbio. A quilometragem desde a última manutenção até a atual se tornará seu período de manutenção padrão. Também, se houver uma quantidade muito grande de bolhas de ar no óleo, percebidas na vareta, é tempo de trocar o fluido.
3. O câmbio automático tem um vazamento. É possível elaborar um orçamento prévio apenas com uma avaliação visual?
A questão importante é: quais são as fontes do vazamento. A maioria dos técnicos somente observa a parte inferior do câmbio automático, e assim concluem que a junta do cárter inferior está vazando, quando na verdade o vazamento é na parte superior e escorre ao redor do cárter. Assim sendo, é imperativo que o câmbio automático seja inspecionado completamente para avaliar a situação e origem do vazamento! Assim a resposta a esta pergunta é: não, não se pode calcular o custo do reparo até se inspecionar o câmbio automático completamente.
4. É válido trocar o óleo e filtro de um câmbio automático com funcionamento irregular para ver se o problema se resolve?
Não faça isso! A troca do filtro e do óleo é um procedimento de manutenção periódica que raramente elimina um problema já instalado. O que conseguimos com isto é eliminar pistas importantes que ajudariam na avaliação do problema. Qualquer material presente no cárter será perdido, bem como a condição real do óleo. Os resíduos do cárter fornecem importante informação sobre o tipo do problema interno que possa existir, portanto não elimine evidências e avalie cuidadosamente a situação com a ajuda de um especialista.